quarta-feira, 7 de maio de 2014

*Opinião* - The King, de J. R. Ward




Image and video hosting by TinyPic


Long live the King.
After turning his back on the throne for centuries, Wrath, son of Wrath, finally assumed his father's mantle--with the help of his beloved mate. But the crown sets heavily on his head. As the war with the Lessening Society rages on, and the threat from the Band of Bastards truly hits home, he is forced to make choices that put everything--and everyone--at risk. Beth Randall thought she knew what she was getting into when she mated the last pure blooded vampire on the planet: An easy ride was not it. But when she decides she wants a child, she's unprepared for Wrath's response--or the distance it creates between them. The question is, will true love win out... or tortured legacy take over?



Image and video hosting by TinyPic

Sai o tão esperado 12º volume da saga da Irmandade da Adaga Negra e cá estou euzinha, no dia 1 de Abril, quando o livro foi finalmente publicado...




Depois de ler alguns capítulos, no entanto...



E quando cheguei ao fim...




Como o título indica, este livro é todinho sobre o Wrath e a Beth. É que não há espaço para mais ninguém. A não ser para uns ataques marados do John Matthew, umas cenas curtíssimas do Assail e da Sola e uns parágrafozitos sobre Xcor e companhia.

De resto, Wrath e Beth, Beth e Wrath, nunca necessariamente por esta mesma ordem. Isto porque a Beth quer um puto e o Wrath não. Porque o nascimento é complicado, porque muitas mães não sobrevivem, porque o senhor é rei e ah e tal que não quer sujeitar um filho àquilo que ele sofre por causa da coroa.
E levamos quase 250 páginas disto. Até que de repente, afinal a Beth percebe porque é que o Wrath não quer filho e muda de ideias. Simultaneamente, o Wrath tem um rasgo qualquer de lucidez, percebe porque é que ela quer ter um filho e hmmm, se calhar ela até tem razão. Again...



Indeed.
Eh pá, desculpem lá...
Nunca pensei dizer isto, mas.... eu acho que este é o livro mais fraquinho da saga até agora. Aliás, tenho a certeza. Não me interpretem mal, o livro está extremamente bem escrito, como sempre. A história singularmente bem construída, mas ficamos com um enjoo de proporções épicas relativamente àqueles dois. Esta cena do "quer-filho-não-quer-filho" aliada à cena do "é-rei-já-não-é-rei-e-depois-ah-esperem-lá-que-afinal-já-é-outra-vez"...



Lamento se desiludo alguém, mas esta parte da história torna-se demasiado... à falta de melhor expressão, mehhh. 
Outra coisa que me desagradou foi a forma repentina como ficamos sem saber muito bem o que é que acontece ao Trez. Depois de acompanharmos de perto a derradeira tentativa que faz para fugir à s'Hisbe, acabamos por "perdê-lo" na história à custa da cena do "long live the king". Ficam no entanto algumas ideias no ar, que, espero eu, serão exploradas no próximo livro, que será dedicado a ele e ao iAm.
Mas, never fear my friends, que nem só de coisas más se faz o mais recente livro da saga da Irmandade da Adaga Negra. Gostei do desenvolvimento (ainda que curto) da história entre o Assail e a Sola. Gostei da reviravolta nas intenções do Xcor (se bem que me parece que o senhor se "vendeu" demasiado depressa e que há um certo eau de esturro no ar...). Gostei também de ver que o iAm consegue articular frases com mais de três ou quatro palavras (quite unexpected, must say...) e adorei, sim ADOREI, uma vez mais, o Lassiter.

Já o disse e volto a dizer: eu quero um livro sobre o Lassiter. Tipo, já. Agora. Ontem já era tarde. Tudo o que aponto como negativo atrás, valeu a pena ler para "ver" o Lassiter vestido de Elvis e a celebrar um casamento.





Garantidamente, a melhor parte da história.
Bom, se há filho ou não, se se mantém o rei ou não, porque é que o Xcor mudou de ideias, se o Trez arranja forma de se escapar da rainha e tal... isso terão de ler para saber. 


O Bookish dá-lhe:

Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic
Considerem isto um 3,5. 
Mas só por causa do Lassiter vestido de Elvis.
Nuff said.



Image and video hosting by TinyPic

1 comentário:

  1. Olá,

    Bem é uma saga que não acompanho mas já tenho lido bons comentários mas parece que este livro não está ao nível dois centra-se em dois personagens, o que é pena, no fundo não avança no enredo, deduzo.

    E mais uma vez deliciado com as escolhas das imagens, muito bem :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar

A vossa opinião é sempre bem-vinda! :)